orkut? twitter !

28Apr08

Acho muito engraçado como o pessoal daqui se condicionou a usar o Orkut
Mais esquisito ainda acho a maneira pela qual a gente “defende” esse site.
Bom, não posso cuspir no prato que comi. Utilizei  e continuo utilizando – e muito – o Orkut, mas de um tempo pra cá tenho descoberto muitas ferramentas de redes sociais muito melhores, dentre elas o twitter.

O twitter nada tem a ver com a conceito de sociabilização que temos no orkut ou facebook. O twitter parte do conceito de “lifestream”.

Ok, o que é isso?
Bom, todo mundo assistiu o “Show de Truman”e garanto que na época todo mundo ficou obcecado por aquela situação. Me lembro de achar que eu poderia ser um personagem dum seriado.
O twitter é uma ferramente de broadcasting de vida. Digo ferramenta porque ele não funciona somente através do site, mas também de dispositivos móveis como os celulares. Você é o transmissor.

A partir do momento em que você cria sua conta no twitter você pode começar a “seguir” pessoas que você conhece. Seus amigos, blogs, etc. E seus amigos podem seguir você. Você fica sabendo o que a pessoa está fazendo, pensando, o site que visitou, a música que ouviu, a foto que subiu no flickr.

Recentemente, um jovem foi preso no Egito durante uma manifestação. Ele tinha um aplicativo no celular de postagem no twitter, e muitos “followers”. Ao ser preso – por algum motivo – os policiais não tiraram o celular dele (no trajeto até a cadeia). Nisso ele postou via celular: Fui preso!
Nesse momento, seus amigos que acompanhavam o broadcast virtual entraram em contato com as autoridades (ele era estrangeiro, a embaixada foi acionada) e ele foi solto no mesmo dia.

Esse é um exemplo radical do que o twitter pode vir a ser.
Espero que esse post estimule um pouco as pessoas a experimentarem essa nova ferramenta. Eu testei, gostei e estou usando muito. Para não ter que ficar entrando no site para atualizar, sugiro o download do software twhirl, para mac e pc. Para os usuários de iphone, sugiro o Twinkle.

http://www.twitter.com

D!



No Responses Yet to “orkut? twitter !”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

